
Anthony Garotinho
Anthony Garotinho é pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro pelo União Brasil
Por: Amanda Melo
Anthony William Matheus de Oliveira, mais chamado de Anthony Garotinho, nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 18 de abril de 1960. É um radialista, político brasileiro filiado ao União Brasil (União) e foi o 58º governador do Rio de Janeiro e candidato à presidência da república em 2002.
Trajetória Política
A carreira de garotinho começou com dois mandatos em que ocupou o cargo de prefeito de Campos, onde nasceu. Em 1998, foi eleito como governador do Rio de Janeiro com o apoio de Leonel Brizola.
No início do seu mandato como governador, teve grande apoio da população e com o tempo, baseou-se no populismo e disponibilizou serviços subsidiados à população, tais como refeições, medicamentos e hospedagem, a preços simbólicos. Garotinho, sendo líder religioso, também tinha grande apoio político dos evangélicos pentecostais.
No ano de 2002, se candidatou à presidência da república e ficou em terceiro lugar. Garotinho deixou o comando do governo estadual e assumiu a Secretaria de Segurança na gestão de sua esposa, Rosinha Garotinho.
A partir daí, Anthony e sua esposa se depararam com seus índices de popularidade muito baixos no estado e, ao mesmo tempo, com denúncias de crimes comuns e eleitorais pelos quais eram acusados.
Após terem suas imagens afetadas por tais acusações, Anthony e Rosinha se afastaram do governo.
Em 2010, Garotinho foi eleito deputado federal pelo Partido da República do Rio de Janeiro.