Qual a diferença entre Deputado Federal e Deputado Estadual?
Saiba qual a função do deputado federal e estadual e entenda as diferenças entre os dois poderes.
Por: Cris Santana

Em meios a tantos candidatos que concorrem no Poder Legislativo, uma das dúvidas dos eleitores para as Eleições Gerais de 2022, é saber qual diferença de funções dos Deputados Federais e os Estaduais. Caso você não saiba, iremos explicar neste artigo de forma objetiva para entender as funções dos dois poderes.
Funções do Deputado Federal
A principal atribuição do deputado federal é: legislar. É dever dele, propor novas leis, discutir e aprova-las ou não. É sua função também, de decidir sobre as medidas provisórias que são propostas pelo presidente.
Os deputados junto com o senado, são responsáveis por aprovar o orçamento da União, e supervisionar os recursos públicos listadas pelo Executivo.
Cabe ao deputado federal, fiscalizar e controlar a aplicação adequada destes recursos, podendo ser através do Tribunal de Contas da União (TCU) ou solicitar informações de ministros e governadores sobre as propostas orçamentárias.
Funções do Deputado Estadual
Cada unidade da federação tem de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia conforme a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.
A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador.
Cabe também a ele, julgar as contas prestados pelo governador e fiscalizar as ações istrativas de execução orçamentária e contratos. Ele também pode propor e destinar para o campo estadual e municipal recursos orçamentários.
Eleições Câmara dos Deputados Deputado Federal