Sete candidatos disputam vaga ao Senado em Amazonas

Eleições 2022 - Confira o perfil dos candidatos que irão disputar uma vaga no Senado.

Por: Cris Santana

candidatos ao senado do Amazonas

A eleição para o Senado em todo o Brasil tem 237 candidatos registrados para 27 cadeiras em disputa, o que dá uma média de 8,7 postulantes por vaga. É a mais concorrida em pelo menos 30 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

E para o estado do Amazonas, sete candidatos irão disputar uma vaga no senado. Veja a seguir o perfil dos candidatos:

Arthur Neto (PSDB)

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto nasceu em Manaus e tem 76 anos. É sociólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomata pelo Instituto Rio Branco.

Já ocupou diversos cargos púbicos: ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo FHC, senador e deputado federal pelo Amazonas. Também foi prefeito de Manaus por três mandatos, o último deles de 2017 a 2020. No Senado, foi líder do PSDB em 2003.

Bessa (Solidariedade)

Elissandro Amorim Bessa, o Bessa, nasceu em Manaus e tem 49 anos. Atualmente cumpre mandato como vereador por Manaus. Foi taxista. Disputa as eleições pela Coligação Nós, o Povo, que reúne o PSB e o Solidariedade.

Coronel Menezes (PL)

Alfredo Alexandre de Menezes Junior nasceu em Manaus e tem 58 anos. Coronel da reserva do Exército, estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde cursou a arma de engenharia e foi professor por quatro anos.

Em Manaus, serviu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e na 12ª Região Militar, nas áreas de planejamento, operações e logística. Também serviu na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

Em 2010, migrou para a iniciativa privada para gerenciar a instituição financeira Poupex. Em 2019 e 2020, comandou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sua primeira disputa eleitoral foi em 2020, à Prefeitura de Manaus, tendo ficado em quinto lugar, com 11,32% dos votos.

Luiz Castro (PDT)

Luiz Castro Andrade Neto nasceu em São Paulo e tem 63 anos. Mudou-se para o Amazonas aos 18 anos, indo morar no município de Envira.

Formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especialização em Saúde e Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. Foi prefeito de Envira por dois mandatos, em 1982 e em 1993. Foi eleito cinco vezes consecutivas para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

No último mandato, que terminou em 2018, foi líder da minoria e defendeu pautas como direitos da infância e da juventude, saúde, educação e meio ambiente.

Marília Freire (PSOL)

Marilia Freire da Silva nasceu em Manaus, tem 39 anos e é formada em direito. Trabalha como oficial de Justiça do Amazonas.

Militante dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+, é membro do coletivo feminino Humaniza e faz parte da Frente pelo Desencarceramento do Amazonas. Coordenou a primeira turma de promotoras legais populares do Amazonas.

Foi ainda professora universitária de direito penal, direito da criança e do adolescente, e direito internacional público e privado.

Omar Aziz (PSD)

Nascido em São Paulo, o senador Omar José Abdel Aziz tem 64 anos e concorre à reeleição. Mudou-se ainda jovem para o Amazonas com a família.

O pai era palestino e a mãe, descendente de italianos. É formado em engenharia civil. Foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Manaus e vice-governador do estado.

Em 2010, elegeu-se governador. Quatro anos depois, foi eleito senador. Atualmente, preside a Comissão de Segurança Pública. Em 2021, ocupou a presidência da I da Covid.

Pastor Peter Miranda (Agir)

Peter Junior Miranda tem 69 anos e nasceu em Caruaru (PE). É empresário e pastor da Igreja Batista. ou grande parte de sua vida em Recife.

Em 1975, mudou-se para São Paulo, onde concluiu seus estudos. Estudou direito, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), e teologia, na University of Central Florida, em Orlando (EUA).

Trabalhou com importação e exportação por mais de 35 anos. Exerceu cargos de supervisor de vendas, gerente, diretor e presidente de empresas no Brasil e nos EUA. Exerceu também os cargos de secretário municipal de Trabalho e Emprego e secretário municipal de Segurança Pública, ambos em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Fonte: Agência Senado

Eleições

» Últimas Notícias