Quem são os medalhistas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Confira quem são os campeões medalhistas de ouro das Olímpiadas 2020 de Tóquio.
Por: Cris Santana

Nas Olimpíadas de Tóquio 2020 o Brasil já conquistou um total de 16 medalhas.
Até o momento foram quatro medalhas de ouro com os atletas; Rebeca Andrade na prova de salto, Ítalo Ferreira no surfe, Martine Grael e Kahena Kunze na vela e Ana Marcela Cunha na maratona aquática.
Quatro medalhas de prata; sendo 2 no Skate Street com Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, Rebeca Andrade na ginástica individual geral e Pedro Barros no Skate Park.
No bronze, chegamos a oito medalhas com – 2 no Judô com Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, duas na natação com Fernando Scheffer e Bruno Fratus, um no tênis com a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi, um no boxe – Abner Teixeira, um nos 400 metros com Alison dos Santos e um salto com vara com Thiago Braz.
Na classificação geral de medalhas olímpicas, até o momento o Brasil ocupa a 16ª posição. E os três primeiros que seguem liderando o ranking em primeiro lugar segue a China com um total de 73 medalhas (33 ouro/24 prata/16 bronze); em segundo Estados Unidos com 90 medalhas (29 ouro/34 prata/ 27 bronze) e Austrália com um total de 40 medalhas (17 ouro/5 prata/ 18 bronze).
Medalhistas de Ouro Brasileiros
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
A ginasta brasileira fez história na ginástica para o Brasil, foi a primeira ginasta brasileira a subir no pódio duas vezes. Conquistando ouro no salto individual, tendo uma pontuação de e levou prata no solo feminino ao som de “Baile de Favela”
Surf – Ítalo Ferreira
O surfista brasileiro conquistou o primeiro ouro no surfe para o Brasil, tendo uma pontuação final de 15.14. Durante o inicio do prova, levou um pequeno susto, já na primeira manobra realizada sua prancha acabou quebrando, mas o brasileiro não desanimou, voltou a areia e pegou outra prancha e garantiu ouro para o Brasil.
Vela Classe 49er FX – Martine Grael e Kahena Kunze
A dupla que já tinha conquistado ouro nas olimpíadas do Rio 2016, agora são bicampeãs. Martine e Kahena estão em primeiro lugar no ranking da classe 49er FX. A dupla também já conquistaram um ouro e quatro pratas em campeonatos mundiais e um ouro e uma prata nos Jogos Pan-Americanos.
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
A brasileira levou ouro na prova dos 10 km, com um tempo de 1h59min30s8. Ana Marcela já foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo na categoria. É ainda tetracampeã mundial nas provas de 25 km (2011, 2015 e 2019) e campeã nos Jogos Pan-Americanos (2019) na prova de 10 km.
Medalhistas de Prata
Ginástica Individual Geral – Rebeca Andrade
Com 57,298 pontos, Rebeca só ficou atrás da americana Sunisa Lee, que somou 57,433 pontos. E o bronze foi para a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.
Skate Street – Rayssa Leal
Mais conhecida como a “Fadinha do Skate” Rayssa fez história no esporte mundial e se torna a mais jovem medalhista olímpica do Brasil.
Skate Street – Kelvin Hoefler
O skatista também fez história na modalidade, com a estreia do esporte Kelvin foi o primeiro medalhista do país no Skate. Durante as eliminatórias acabou ficando em 4º lugar no geral, com uma pontuação de 34,69
Skate Park – Pedro Barros
O catarinense conquistou a terceira medalha de prata na modalidade no skate. Ficando em segundo lugar com uma pontuação de 86,14 pontos conquistado na primeira tentativa. A medalha de ouro ficou para o Australiano Keegan Palmer que teve uma nota de 95,83 e fechando o pódio com o bronze a medalha ficou para o americano Cory Juneau com 84, 13 pontos.
Medalhistas de Bronze
Boxe – Abner Teixeira
Nos pesos pesados (81 – 91 kg) Abner ficou com a medalha de bronze no boxe masculino. O atleta acabou sendo derrotado pelo cubano Julio de La Cruz na semifinal. Como no Boxe não há disputa do terceiro lugar, Abner acabou entrando direta pra semifinal com a medalha garantida.
400 metros rasos com barreira – Alisson dos Santos
É a primeira vez que o Brasil recebe uma medalha nas olimpíadas nesta modalidade. Alisson chegou em terceiro lugar, completando a prova num tempo de 46s72. O ouro acabou ficando para o atleta norueguês Karsten Warholm, tendo um tempo de 45s94 com um novo recorde mundial e a medalha de prata ficou para o norte americano Rai Benjamin, que terminou a prova em 46s17.
Judô – Mayara Aguiar
Antes de Tóquio a judoca já conquistou três medalhas olímpicas no esporte individual (Londres -2012 e Rio-2016). Na categoria até 78 kg venceu a sul-coreana Hyunji Yoon garantindo bronze olímpico.
Judô – Daniel Cargnin
Na categoria até 66kg Daniel traz o bronze para o Brasil, vencendo o israelense Baruch Shmailov através de um wazari a 2min29 no final.
Tênis – Laura Pigossi e Luisa Stefani
A dupla feminina também fez história na modalidade. É a primeira vez que o país tem uma medalha nas olimpíadas nesta modalidade. As brasileiras venceram as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova por 2 sets a 1.
Natação – Fernando Scheffer
Nos 200m livre da natação, o atleta ficou atrás dos britânicos Duncan Scott (1m44s26) e Tom Dean (1m44s22) finalizou sua prova no tempo de 1m44s66.
Natação – Bruno Fratus
Nos 50m livres, cravando um tempo de 21s57, ficando atrás do Francês Florent Manandou com uma diferença de 2 centésimos. A medalha de ouro ficou para o norte americano Caeleb Dressel, com 21s07 que quebrou o recorde olímpico da prova que pertencia ao brasileiro César Cielo (21s30).
Salto com Vara – Thiago Braz
Pela segunda vez consecutiva, Thiago leva uma medalha para o Brasil. Desta vez o atleta ficou em terceiro lugar depois de pular 5.87 metros. Nas Olimpíadas do Rio 2016, o atleta levou ouro e bateu o recorde olímpico saltando 6.03 metros.