Carteira Digital de Trânsito permite venda de veículos de forma online
A nova funcionalidade está disponível para 8 estados. Veja como fazer a transfrência do veículo pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Por: Marques Junior

O governo federal junto com o Ministério da Infraestrutura, lançou o CDT, no qual agora, será possível que pessoas físicas possam comprar e vender veículos de forma online, de forma pratica e rápida, sem a necessidade de firmar contrato em papel e ir ao cartório reconhecer firma.
Entretanto, a funcionalidade está disponível para veículos com documentos emitidos a partir de 1º de janeiro de 2021. Já que a partir desta data, o documento de transferência em papel, ou a ser digital.
“Desde o início do governo temos o desafio de simplificar a agenda de trânsito. Avançamos na carteira digital, colocando ali não só a habilitação, mas também o documento do veículo e agora a autorização de transferência da propriedade do veículo, tornando o procedimento mais eficiente e tornando o Estado mais próximo das necessidades do cidadão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
A nova funcionalidade, que permite a comunicação entre vendedor e comprador através do meio digital, é feita de forma segura, em vista que a transação deverá ser feita com com conta prata ou ouro na plataforma “gov.br”.
“Com o gov.br estamos revolucionando a forma como os cidadãos se relacionam com o governo, trazendo os serviços públicos para a palma da mão dos brasileiros. A Venda Digital é mais uma facilidade para a população e que reforça nosso compromisso de combater a burocracia e modernizar o Estado”, ressaltou o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.
Como transferir o veículo pela CNH digital?
De acordo com a Serpro, para realizar a transferência, será preciso:
- ar o aplicativo CDT;
- Informar o F do comprador;
- E digitalmente a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e);
- Após realizar estes os, o comprador irá ser notificado e terá que repetir o processo na plataforma “gov.br’;
- Depois, é preciso levar o veículo para o departamento de trânsito local e efetivar a transferência.
A venda de veículo de forma digital já está disponíveis nos seguintes Estados:
- Acre
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Roraima