Governo de GO inicia 1° multirão de cirurgias eletivas
A expectativa do governador Ronaldo Caiado, é que todos os pacientes cadastrados em pelos procedimentos cirúrgicos em, no máximo, três meses. Confira:
Por: Cris Santana

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Governo do Estado de Goiás irá realizar, neste mês, o 1° multirão de Consultas e Exames Pré-operatórios, oordenado pela Secretaria de Estado de Saúde. O intuito é reduzir o tempo de espera de pacientes por cirurgias eletivas. A epectativa é atender 800 pacientes do Sistema Único de Saúde, dos quais 50 já foram atendidos.
“No período da pandemia os procedimentos médicos que não eram de urgência ficaram suspensos, principalmente na área de ortopedia. Mas agora já é possível atender esses pacientes, que precisam ser assistidos e ter seu problema solucionado”, explicou o governador.
A iniciativa deu início com consultas de reavaliação e exames, como laboratoriais, eletrocardiograma e risco cirúrgico, além de raio-X aos primeiros beneficiados. Os atendimentos foram prestados no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia.
“O primeiro o desse projeto foi a discussão do quantitativo de pessoas na fila com as unidades de saúde. Posteriormente, fizemos a identificação e qualificação clínica dos pacientes. Após isso, foi organizado o acolhimento de todos no Crer com a equipe da unidade. Agora, com todos os exames prontos, iniciaremos as cirurgias ortopédicas nesta semana”, afirma o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues.
Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)
O Crer, atualmente, é considerado referência em tratamento na área de ortopedia e reabilitação. Conforme o diretor técnico da unidade, Ciro Bruno Silveira Costa, uma equipe de 10 cirúrgiões ortopedistas de diferentes subespecialidades e tres cardiologistas form formadas especialmente para atender ao ultirão.
Também foram preparados os setores de eletrocardiograma, ressonância magnética, tomografia e exames laboratoriais, o que resultou na oportunidade de realizar de 1.900 procedimentos em apenas três dias.
Política